quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Resenha: Sapatos

Westwood e Louboutin - Créditos: Google

Nome: Sapatos – Uma festa de sapatos de salto, sandálias, botas…
Autor: Linda O’Keeffe
Edição: 2ª – 1996 - Portugal
Editora: H.F.ullmann
Páginas: 510
ISBN: 968-3-8331-243-7
Onde comprar: Submarino



SINOPSE
Vivier, Blahnik e Westwood. Chapins de madeira com 60 cm de altura do século XV e o seu reaparecimento como sapatos de plataforma nos anos 60 e 70 do século XX. O paradoxo dos saltos altos. De tule, brocado, pedras falsas, miçangas, escamas de peixe e plumas. A biqueira Chanel, o sapato de cocktail de Jacqueline Kennedy, o stiletto de Marilyn. Com mais de 1000 fotografias de sapatos com cores fabulosas, este livro é uma extravagância visual, uma homenagem às mulheres e ao calçado feminino. Inclui ainda notas com fatos interessantes sobre sapatos, perfis biográficos dos mestres do calçado e “Um Sapato que Deixou a Sua Marca” – se lembra das futuristas botas Go-go, de Courrèges?

(Nota: Traduzido por mim, do português de Portugal para o português do Brasil).



Como vocês sabem (ou não), eu estou lendo alguns livros teóricos sobre moda, para me aprofundar no assunto, e um dos que me chamou atenção na prateleira (pelo tamanho) foi esse. E logo o tema me interessou… sapatos! Que mulher não se encantaria?

Enfim, aluguei o livro esperando pouco, até por que, é um livro bem “visual”.
Logo que comecei a ler, mudei de idéia.

A introdução tem um gosto de “o que será que vem por ai?”. E ao lermos, vemos que a autora explora super bem o pouco espaço que tem (as frases tem no máximo de três há quatro linhas).

Sempre nos contextualizando historicamente, contando realmente o que importa (sem enrolar), com notas interessantes, frases de pensadores famosos. É uma leitura leve, fácil, atraente. Mas acima de tudo, extremamente didática.

Cada capítulo aborda um tipo de sapato em especial, e ao final deles temos os complementos de curiosidades como: “Um mestre de Design” onde trata mais especificamente sobre uma figura importante desse ramo, e o “Um Sapato que Deixou sua Marca”, falando sobre os clássicos.

Outro fator que torna o livro bastante interessante são as (mais de 1000) fotografias, elas ajudam a fixar o conteúdo e principalmente os termos técnicos.

É daqueles livros que quando você termina de ler, pensa: “Não acredito que aprendi tanto, num livrinho desse tamanho!” E isso é o melhor de tudo.

Provando que tamanho não é documento, o livro Sapatos, entrou para a minha estante de “Favoritos”.

(Para vocês terem noção do tamanho do livro)



Capa
Arte
Narrativa
Personagens – Não existem personagens

Contra: Não achei para comprar em lugar nenhum.

AVALIAÇÃO GERAL


E vocês, gostam de livros sobre o assunto? Já leram Sapatos? :) Estou preparando outras resenhas, gostaram do estilo da narrativa? Enfim, até a próxima! Um beijo! :*

0 comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique à vontade para expor sua opinião. Vamos conversar :)

 

Blog Template by YummyLolly.com