quarta-feira, 23 de março de 2011

Resenha: A Revolução dos Bichos

Olá pessoal! Como estão? Primeiramente gostaria de me desculpar pelo sumiço! É que começaram as semanas com provas e os únicos livros que eu leio são os teóricos.
Enfim, sempre ouvi falar muito bem desse livro. Por ser pequeno e principalmente por dizer muito. E apesar de tudo, eu nunca fui muito ligada à leitura de clássicos e/ou livros políticos, filosóficos e tal. Eu leio mais por diversão, e o que me diverte de verdade são os romances.
Pois bem, resolvi deixar isso de lado, e parti para uma pesquisa e leitura de títulos que todas as pessoas recomendam como “deveria ler!”. Um deles foi A Revolução dos Bichos.

Nome: A Revolução dos Bichos (Animal Farm)
Autor: George Orwell (Eric Arthur Blair)
Edição: 1ª Edição
Páginas: 147
ISBN: 9788535909555
Onde comprar: Saraiva  e Cultura

 SINOPSE

"A Revolução dos Bichos" é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos. Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista. 


A história ocorre na Granja do Solar, uma propriedade no interior da Inglaterra, regida pelo Sr. Jones e sua mulher. O homem é um bêbado que pouco se ocupa com os afazeres da terra, deixando todo o trabalho para seus criados mal-humorados.

Os animais são maltratados, e muitas vezes, apanham até a morte. Quando não, trabalham em regime de escravidão, além de haver escassez de alimentos (grãos e rações).

Certa noite, um dos porcos mais velhos e sábios da Granja, chamado Major, convoca a todos os animais para uma reunião, onde contou um sonho que tivera. O sonho era de uma terra sem os homens, uma terra governada por animais, onde todos fossem livres e vivessem para ajudar uns aos outros. Onde o trabalho (e o fruto dele) seria destinado a cada um e a sua família.

Eles não teriam luxo, mas teriam uma vida digna. (à esse modo de “governo” foi dado o nome de Animalismo). Ao final da reunião, Major ensinou uma velha canção chamada “Bichos da Inglaterra”, que seria usada como “hino da revolução”. Major faleceu alguns dias após a reunião.

Logo depois a “revolução” foi feita. Os bichos expulsaram Sr. Jones, e sua mulher fugiu. O nome da granja mudou para “Granja dos Bichos”, e dois porcos (Bola de Neve e Napoleão) ficaram de organizar as atividades de cada um (pois os porcos eram os animais mais inteligentes).

No início a produção foi ótima. Todos os animais estavam felizes por reter o fruto de seu trabalho. Cada um a sua maneira ajudando a granja a crescer.

Algum tempo se passou e os dois porcos começam a discordar em todas as idéias. É ai que entra um terceiro porco, Garganta, que tem uma enorme habilidade de persuasão. Ele acaba distorcendo diversos fatos e sempre apóia Napoleão. Bola de Neve também é expulso.

Com o tempo, o “governo” que era para ser simples e libertário, acaba escravizando os animais novamente. Mas dessa vez não só escravizando fisicamente, era ainda mais poderoso: a escravização da mente.
Napoleão torna-se “líder” dos bichos. E com o tempo vai mostrando seu mau-caráter e poder de omissão de fatos.

É um livro interessantíssimo. Linguagem fácil, fluente, rápido. Pequeno, diria até, na medida certa para não ficar enjoativo. E ao final temos além de uma boa história, um ótimo exercício de reflexão política. Recomendo para quem gosta de manter a mente ativa! Haha.

Capa -
Arte -
Narrativa -
 Personagens -

Contra: Não encontrei nada que pudesse me queixar na história. A única coisa é: onde, afinal, está Bola de Neve? ;~

AVALIAÇÃO GERAL


E vocês, gostaram da resenha? Já leram A Revolução dos Bichos? Vou emendar a leitura em outro clássico do autor: 1984. E em breve, teremos resenha :) Beijos e não esqueçam de comentar!

0 comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique à vontade para expor sua opinião. Vamos conversar :)

 

Blog Template by YummyLolly.com